O crime de lavagem de capitais, consoante entendimento consolidado na doutrina e na jurisprudência, divide-se em três etapas independentes: colocação (placement), dissimulação (layering) e integração (integration), não se exigindo, para a consumação do delito, a ocorrência dessas três fases. 

A Introdução (placement) consiste na separação física entre o agente e o produto auferido pelo crime. O dinheiro ilícito é introduzido no mercado com o intuito de transformá-lo em valores lícitos.

A dissimulação (layering) é a operação feita com o intuito de dar uma origem lícita ao dinheiro, por meio de operações que visam mascarar sua origem ilícita.

A integração (integration) é a fase da incorporação do dinheiro através de operações lícitas.

Para o Professor Gustavo Badaró, em que pese se possa dividir, doutrinariamente, a lavagem de dinheiro em três etapas, mister ressaltar que o crime de branqueamento de capitais é de tipo misto ou de conteúdo variado, de modo que a prática de qualquer das condutas (ocultação, dissimulação ou integração) configura o crime.

O Superior Tribunal de Justiça tem o seguinte entendimento a respeito da tipicidade do crime de lavagem de dinheiro:

Ainda que a mera ocultação, identificada como a primeira fase do ciclo de lavagem de dinheiro, caracterize o crime descrito no art. 1° da Lei n. 9.613/1998, porquanto o tipo penal não exige, para a sua consumação, as demais etapas para dissimular e reinserir os ativos na economia formal, a conduta, para ser reconhecida como típica, deve estar acompanhada de um elemento subjetivo específico, qual seja, a finalidade de emprestar aparência de licitude aos valores ocultados, em preparação para as fases seguintes, denominadas dissimulação e reintegração.

(AgRg no AREsp 328.229/SP, Rel. Ministro ROGERIO SCHIETTI CRUZ, SEXTA TURMA, julgado em 15/12/2015, DJe 02/02/2016)

Não se esqueça: “Se deu certo pra mim, vai dar certo pra você!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima